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domingo, 22 de fevereiro de 2015

Tópicos para estudar - 8º ano


Energia
·       Fontes e recetores de energia
·       Transferências de energia.
- Identificar fonte e recetor de energia.
   - Determinar a energia fornecida por uma porção de alimento.
      - Identificar fontes renováveis e não renováveis de energia, fontes primárias e secundárias.
   - Identificar os processos de transferência de energia (condução, convecção e radiação).


Reações Químicas
·         Explicação e representação de reações químicas

- Identificar os estados de físicos da matéria com base nas suas propriedades.
   - Relacionar, para a mesma quantidade de gás, variações de temperatura e de pressão.
   - Conhecer a constituição do átomo, moléculas e iões.
   - Identificar símbolos de elementos químicos.
   - Compreender o significado da representação simbólica de elementos e de substâncias moleculares.
   - Saber escrever fórmulas químicas de substâncias moleculares a partir da sua descrição.
   - Distinguir substâncias elementares e compostas.
   - Reconhecer que se formam iões quando os átomos ganham ou perdem eletrões
   - Distinguir iões positivos e iões negativos
      - Saber escrever o nome e a fórmula química de algumas substâncias iónicas.

·         Tipos de reações químicas:
      Reações de oxidação-redução, de ácido-base e de precipitação

- Identificar os reagentes e os produtos de reação num sistema reacional representado por equação química.
- Aplicar a Lei de Lavoisier no cálculo de massa dos reagentes e/ou produtos de reação.
- Compreender o ‘acerto’ de equações químicas.
- Identificar as reações de combustão e a corrosão de metais a um tipo de reações químicas que se designam por reações de oxidação-redução.
    - Identificar reações de combustão, distinguindo combustível de comburente.
    - Identificar os reagentes e os produtos de reação num sistema reacional representado por esquema de palavras.
- Distinguir soluções básicas, ácidas e neutras através das cores dos indicadores e do valor de pH.
- Ordenar soluções aquosas por ordem crescente ou decrescente de acidez ou de alcalinidade, dado o valor de pH de cada solução.
- Classificar as reações que ocorrem, em solução aquosa, entre um ácido e uma base como reações ácido-base e indicar os produtos dessa reação.
- Classificar como reações de precipitação as reações em que ocorre a formação de sais pouco solúveis em água (precipitados).

- Associar águas duras a soluções aquosas com elevada concentração em sais de cálcio e de magnésio. 

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