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quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Exercícios das páginas 96 e 97 do manual – 9º ano



Exercícios das páginas 96 e 97 do manual – 9º ano


1.

1.1.       Fr = 40 N + 30 N = 70 N

1.2.       Fr = 40 N – 30 N = 10 N

1.3.       Fr2 = 402 + 302           Fr2 =  1600 + 900      Fr2 =  2500 N


2.

Fr1 = F1 – F2           Fr1 = 12N – 4N        Fr1 = 8N

Fr2 = Fr12  +  F32        Fr2 = 82 + 62           Fr2 = 64 + 36            Fr2 = 100         Fr = 10 N


3.

A - (1ª Lei de Newton) – afirmações 3 e 4

B - (2ª Lei de Newton) – afirmações 1 e 5

C - (3ª Lei de Newton) – afirmações 2 e 6


4.

4.1.

4.1.1. velocidade nula (0 m/s).

4.1.2. Qualquer instante entre 10s e 20s.


4.2.

4.2.1. no intervalo de tempo [25 ; 30]s.

4.2.2. no intervalo de tempo [20 ; 25]s.


4.3. Movimento retilíneo uniformemente acelerado.


4.4.

4.4.1.   distância percorrida = área da figura(triângulo)

             distância percorrida = 10 s x 6,0 m/s                              distância percorrida = 30 m

                                                              2                                          

4.4.2.
aceleração média = variação da velocidade         amédia = 6,0 m/s – 0 m/s               amédia = 0,6 m/s2

                                    intervalo de tempo                                   10 s – 0s

Fr = m x a                  Fr = 2,0 kg x 0,6 m/s2                              Fr = 1,2 N

    
5.

5.1.

[0 ; 0,5]s , o carro A tem movimento retilíneo uniforme, pois a velocidade é constante, não varia durante este intervalo de tempo.

[0,5 ; 5,0]s , o carro A tem movimento retilíneo uniformemente retardado, pois a velocidade varia, diminuindo durante este intervalo de tempo.

5.2.

A- Falsa, pois o tempo de reação dos dois condutores é igual (0,5s).

B- Verdadeira.

C- Falsa, pois a distância de segurança é maior para o condutor B.

D- Falsa. A distância de segurança é igual à soma das distâncias de reação e de travagem.


5.3.

Limite de velocidade na autoestrada = 120 km/h

Conversão do limite de velocidade para unidades SI = 120 000 m  = 33,3 m/s

                                                                                                    3600 s

Atendendo ao valor do limite de velocidade em unidades SI, o carro A cumpriu o limite, pois movia-se a 20 m/s, enquanto o carro B não cumpriu o referido limite, pois movia-se a 35 m/s.


5.4.

Distância de segurança = distância de reação + distância de travagem

Para o carro A:   distância de segurança = área da figura (retângulo) + área da figura (triângulo)

                              distância de segurança = (0,5 s x 20 m/s)  +  4,5 s x 20 m/s = 55 m

                                                                                                                      2
Distância de segurança do carro A = 55 m


Para o carro B:   distância de segurança = área da figura (retângulo) + área da figura (triângulo)

                              distância de segurança = (0,5 s x 35 m/s)  +  6,5 s x 35 m/s = 131,25 m

                                                                                                                      2
Distância de segurança do carro B = 131,25 m

Resposta: Com base nos valores das distâncias de segurança, conclui-se que apenas o carro A consegue parar antes do obstáculo que estava a 80 m, o mesmo não acontece para o carro B, pois a sua distância de segurança (131,25 m) é superior à distância a que estava o obstáculo.


5.5.

aceleração média = variação da velocidade (Dv)

                                    intervalo de tempo   (Dt)

a média = velocidade final  -  velocidade inicial            a média = 0 m/s  -  20 m/s = - 4,44 m/s2

                    tempo final    -  tempo inicial                                          5,0 s  -  0,5 s

Resposta: aceleração média do carro A durante a travagem, igual a -4,44 m/s2, sendo que o sinal menos indica que a a aceleração é negativa, logo a velocidade vai diminuindo durante o tempo em que decorre a travagem.


5.6.

Fr = m x a                  Fr = 1000 kg x (-4,44 m/s2) = - 4440 N = - 4,0 x 103 N

Resposta: A força resultante durante a travagem tem a intensidade de 4,0 x 103 N, direção do movimento do carro e sentido contrário (tal como indica o sinal menos da aceleração e por isso no cálculo da força resultante).


6.

A- Verdadeira.

B- ( ... ) a pressão é menor se a área da superfície de contacto for maior.

C- ( ... ) porque exercemos a mesma força (o peso) numa área de contacto menor.

D- Verdadeira.


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