Exercícios das páginas 96 e 97 do manual – 9º ano
1.1. Fr = 40 N + 30 N = 70 N
1.2. Fr = 40
N – 30 N = 10 N
1.3. Fr2
= 402 + 302 Fr2 = 1600 + 900
Fr2 = 2500 N
2.
Fr1
= F1 – F2
Fr1 = 12N – 4N Fr1
= 8N
Fr2
= Fr12 + F32 Fr2 = 82
+ 62 Fr2
= 64 + 36 Fr2
= 100 Fr = 10 N
3.
A - (1ª Lei de Newton) – afirmações 3 e
4
B - (2ª Lei de Newton) – afirmações 1 e
5
C - (3ª Lei de Newton) – afirmações 2 e
6
4.1.
4.1.1. velocidade nula (0 m/s).
4.1.2. Qualquer instante entre 10s e
20s.
4.2.
4.2.1. no intervalo de tempo [25 ; 30]s.
4.2.2. no intervalo de tempo [20 ; 25]s.
4.3. Movimento retilíneo uniformemente
acelerado.
4.4.
4.4.1. distância percorrida = área da figura(triângulo)
distância percorrida = 10 s x
6,0 m/s distância
percorrida = 30 m
2
4.4.2.
aceleração média = variação da
velocidade amédia
= 6,0 m/s – 0 m/s amédia
= 0,6 m/s2
intervalo
de tempo 10 s
– 0s
Fr =
m x a Fr = 2,0 kg x 0,6 m/s2 Fr = 1,2 N
5.
5.1.
[0 ; 0,5]s , o carro A tem
movimento retilíneo uniforme, pois a velocidade é constante, não varia durante
este intervalo de tempo.
[0,5 ; 5,0]s , o carro A tem
movimento retilíneo uniformemente retardado, pois a velocidade varia, diminuindo
durante este intervalo de tempo.
5.2.
A- Falsa, pois o tempo de reação dos dois condutores é igual
(0,5s).
B- Verdadeira.
C- Falsa, pois a distância de segurança é maior para o condutor B.
D- Falsa. A distância de segurança é igual à soma das distâncias de
reação e de travagem.
Limite de velocidade na autoestrada
= 120 km/h
Conversão do limite de velocidade para unidades SI
= 120 000 m = 33,3 m/s
3600 s
Atendendo ao valor do limite de
velocidade em unidades SI, o carro A cumpriu o limite, pois movia-se a 20 m/s,
enquanto o carro B não cumpriu o referido limite, pois movia-se a 35 m/s.
Distância de segurança =
distância de reação + distância de travagem
Para o carro A: distância
de segurança = área da figura (retângulo) + área da figura (triângulo)
distância de segurança = (0,5
s x 20 m/s) + 4,5 s x 20 m/s = 55 m
2
Distância de segurança do carro A = 55 m
Para o carro B: distância
de segurança = área da figura (retângulo) + área da figura (triângulo)
distância de segurança = (0,5
s x 35 m/s) + 6,5 s x 35 m/s = 131,25 m
2
Distância de segurança do carro B = 131,25
m
Resposta: Com base nos valores das
distâncias de segurança, conclui-se que apenas o carro A consegue parar antes do obstáculo que estava a 80 m, o mesmo
não acontece para o carro B, pois a
sua distância de segurança (131,25 m) é superior à distância a que estava o obstáculo.
5.5.
aceleração média = variação da velocidade (Dv)
intervalo
de tempo (Dt)
a média = velocidade final - velocidade inicial a média = 0 m/s - 20
m/s = - 4,44 m/s2
tempo final - tempo
inicial
5,0 s - 0,5 s
Resposta: aceleração média do
carro A durante a travagem, igual a -4,44 m/s2, sendo que o sinal menos indica
que a a aceleração é negativa, logo a velocidade vai diminuindo durante o tempo
em que decorre a travagem.
5.6.
Fr = m x a Fr = 1000 kg x
(-4,44 m/s2) = - 4440 N = - 4,0 x 103 N
Resposta: A força resultante
durante a travagem tem a intensidade de 4,0 x 103 N, direção do
movimento do carro e sentido contrário (tal como indica o sinal menos da
aceleração e por isso no cálculo da força resultante).
6.
A- Verdadeira.
B- ( ... ) a pressão é menor se a área da superfície de contacto
for maior.
C- ( ... ) porque exercemos a mesma força (o peso) numa área de
contacto menor.
D- Verdadeira.
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