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terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Correção da 2ª Ficha - 8º ano - versão A - novembro de 2020

 Grupo I – Energia

 

1.

A- Verdadeira

B- São as forças ...

C- Verdadeira

D- O joule é a unidade SI de energia.

E- O conceito de temperatura ...

F- ... do Universo mantem-se constante.


2.

A) - 3      B) - 1      C) - 2       D) - 2

 

3.

A- Falsa

B- Falsa

C- Verdadeira

D- Verdadeira

 

4.

4.1. Vento, sol e biomassa são fontes de energia renováveis - não se esgotam, pois a sua reposição é muito rápida.


4.2. Petróleo, gás natural, carvão e urânio são fontes de energia não renováveis - podem esgotar-se se o ritmo da sua utilização se mantiver, pois a sua reposição é muito lenta.


5.

A. Fontes de energia renováveis: 2; 3; 4; 5

B. Fontes de energia não renováveis: 1 e 6


6.

a) Fontes de energia renováveis: O investimento inicial é elevado; a produção de energia por vezes é pequena face às necessidades.

b) Fontes de energia não renováveis: Podem-se esgotar; são muito poluentes do ambiente.


7.

A – ... A para o corpo B

B – ... pelo corpo A  é igual à energia recebida pelo corpo B.

C – ... a temperatura do corpo A diminui enquanto a temperatura do corpo B aumenta.

D – ... a temperatura do corpo A é igual à temperatura do corpo B.

 ... a temperatura dos dois corpos terá o valor de 30ºC.

 

8.

8.1.

A - radiação        B - convecção               C - condução térmica

 

8.2. Junto ao aquecedor o ar é aquecido, torna-se menos denso e sobe, formando-se correntes de convecção de ar quente ascendentes.

Durante a subida, o ar quente vai transferindo energia como calor para o ar frio. Assim, o ar vai arrefecendo, torna-se mais denso, formando-se correntes de convecção de ar frio descendentes.

 

9. Os metais são melhores condutores térmicos do que a madeira, transferindo mais rapidamente a energia como calor.

 

 

Grupo II – Reações químicas

 1.

A - Verdadeira

B - Verdadeira

C – ... é tanto mais rápido quanto maior for a temperatura.

D - Verdadeira

E – ... as forças de ligação são mais fortes do que no estado líquido.

F – ... corresponde a uma menor organização dos corpúsculos.

  

2. ... a liberdade de movimentos dos corpúsculos constituintes da matéria diminui e a proximidade entre eles aumenta.

 

3.

A- Sólido: 1 ; 3  ; 4

B - Líquido : 1 ; 4 ; 5

C - Gasoso:  2 ; 5


4.


4.1.O aroma de perfume espalha-se pela sala ocupando os espaços vazios entre os corpúsculos do ar.

 

4.2. Quanto maior for a temperatura maior é a agitação dos corpúsculos, logo o açúcar dissolve-se melhor em água quente do que em água fria.

 

5.      

5.1. A afirmação é falsa, pois o recipiente B tem menor volume que o recipiente A, logo o número de choques entre os corpúsculos é maior no recipiente B no qual há menor espaço entre as partículas.

 

5.2.

     A – Falsa

     B – Falsa

     C – Verdadeira

     D – Falsa


5.3. Poderia diminui a temperatura, assim iria diminuir a pressão.

 

5.4.

A- A pressão iria diminuir para metade.

B- A pressão iria aumentar para o dobro.


6.    

6.1. A pressão iria aumentar, pois com a diminuição do espaço, aumentaria o número de choques entre os corpúsculos do ar e as paredes do recipiente.

6.2. Quanto menor for a temperatura menor é a agitação dos corpúsculos, ocorrendo menos choques entre eles. Assim, a pressão iria diminuir com a diminuição da temperatura.

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