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terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Correção da 2ª Ficha - 8ºano - Versão B - novembro de 2020

 1. 

A- Verdadeira

B- Verdadeira

B- São as forças ...

D- O joule é a unidade SI de energia.

E- ... do Universo mantem-se constante.

F- O conceito de temperatura ...


2.

A) - 2      B) - 3      C) - 1       D) - 1

 

3.

A- Falsa

B- Verdadeira

C- Verdadeira

D- Falsa

 

4.

4.1. Petróleo, gás natural, carvão e urânio são fontes de energia não renováveis - podem esgotar-se se o ritmo da sua utilização se mantiver, pois a sua reposição é muito lenta.

4.2. Vento, sol e biomassa são fontes de energia renováveis - não se esgotam, pois a sua reposição é muito rápida.


5.

A. Fontes de energia não renováveis: 1 e 6 2; 3; 4; 5

B. Fontes de energia não renováveis: 2; 3; 4; 5

 

6.

a) Fontes de energia não renováveis: Podem-se esgotar; são muito poluentes do ambiente.

b) Fontes de energia não renováveis: Podem-se esgotar; são muito poluentes do ambiente.

 

7.

A – ... B para o corpo A.

B – ... pelo corpo B  é igual à energia cedida pelo corpo A.

C – ... a temperatura do corpo B aumenta enquanto a temperatura do corpo A diminui.

D – ... a temperatura do corpo A é igual à temperatura do corpo B.

 ... a temperatura dos dois corpos terá o valor de 30ºC.

 

8.

8.1.

A - condução térmica        B - radiação               C - convecção


8.2. Junto ao aquecedor o ar é aquecido, torna-se menos denso e sobe, formando-se correntes de convecção de ar quente ascendentes.

Durante a subida, o ar quente vai transferindo energia como calor para o ar frio. Assim, o ar vai arrefecendo, torna-se mais denso, formando-se correntes de convecção de ar frio descendentes.

 

9. Os metais são melhores condutores térmicos do que a madeira, transferindo mais rapidamente a energia como calor.

 

 

Grupo II – Reações químicas

1.

A - Verdadeira

B - Verdadeira

C – ... é tanto mais rápido quanto maior for a temperatura.

D - ... têm maior liberdade de movimento do que no estado líquido.

E – ... as forças de ligação são mais fracas do que no estado sólido.

F – ... corresponde a uma maior organização dos corpúsculos.

 

2. ... a liberdade de movimentos dos corpúsculos constituintes da matéria diminui e a proximidade entre eles aumenta.

 

3.

A- Sólido: 2 ; 3

B - Líquido : 2 ;  5

C - Gasoso:  1 ; 4 e 5

 

4.

4.1.O aroma de perfume espalha-se pela sala ocupando os espaços vazios entre os corpúsculos do ar.

4.2. Quanto maior for a temperatura maior é a agitação dos corpúsculos, logo o açúcar dissolve-se melhor em água quente do que em água fria.


5.      

5.1. A afirmação é verdadeira, pois o recipiente A tem maior volume que o recipiente B, logo o número de choques entre os corpúsculos é menor no recipiente A no qual há maior espaço entre as partículas.


5.2.

     A – Falsa

     B – Verdadeira

     C – Falsa

     D – Falsa

 

5.3. Poderia aumentar a temperatura do recipiente.


5.4.

A- A pressão aumentaria para o dobro.

B- A pressão diminuiria para metade.


6.    

6.1. A pressão iria aumentar, pois com a diminuição do espaço, aumentaria o número de choques entre os corpúsculos do ar e as paredes do recipiente.

6.2. Quanto maior for a temperatura maior é a agitação dos corpúsculos, ocorrendo mais choques entre eles. Assim, a pressão iria aumentar com o aumento da temperatura.

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